Capa | Biografia | Livros | Oficinas | Atividades Sugeridas | Agenda | Notícias | Fotos | Links
Oficinas


                                                E-mail para contato:                                        

mariainezf.pedroso@yahoo.com.br

 


 Obs. Para mais informações sobre carga horária, equipamentos necessários e valores das oficinas, enviar e-mail pelo link "Entre em Contato". As oficinas são flexíves e adaptáveis às necessidades do evento.

 

Oficina: " Leitura - o poder mágico"

 

Professora: Maria Inez F. Pedroso

Sinopse: 

A oficina foca a Literatura Infantil  no meio escolar não apenas com fim didático, ou como distração das crianças, mas como recurso significativo na aprendizagem e no desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social da criança, sem perder de vista o entretenimento que a mesma pode oferecer.
 
Público: Não se destina a um público específico, pode ser realizada com professores, estudantes, bibliotecários, pais e demais interessados.Pode ser desenvolvida com número variável de horas, a depender das possibilidades e interesses de cada grupo.
 
----------------------
 
 
Oficina: "Sonhar Acordado"

 

Professora: Maria Inez F. Pedroso

Sinopse: A oficina focaliza o papel da observação, percepção, curiosidade e criatividade na produção escrita. Com dinâmica interativa, oportuniza o debate, sensibilização e produção escrita.

Publico a que se destina e carga horária: Não se destina a um público específico, pode ser realizada com professores, estudantes, bibliotecários, pais e demais interessados.Pode ser desenvolvida com número variável de horas, a depender das possibilidades e interesses de cada grupo.

=========================

  Oficina:  "Adolescência: cenas da vida" 

LIvro: Algo Mais - Cenas da Vida Adolescente

Prof.:Maria Inez F. Pedroso

Sinopse:

Com dinâmica interativa permeada pelo debate e reflexão, a oficina visa tratar temas pertinentes à fase significativa (algumas vezes não compreendida) do ser humano: a ADOLESCÊNCIA.

Público:pode ser desenvolvida com pais, professores ou alunos (a partir da 7ª série e Ensino Médio)

=========

 Oficina:  "Diversidade na Escola: IGUAIS NAS DIFERENÇAS”

Livro: Margaridas

Prof.:Maria Inez F. Pedroso

Sinopse:

“O multiculturalismo é um dado da realidade. A sociedade é multicultural. Pode haver várias maneiras de se lidar com esse dado, uma das quais é a interculturalidade. Esta acentua a relação entre os diferentes grupos sociais e culturais (...)  Nesse contexto, a perspectiva intercultural quer estabelecer pontes (...) quer promover uma educação para o reconhecimento do “outro” (Vera Maria Candau).

“O que nos faz semelhantes ou mais humanos são as diferenças” (Nilma Lino Gomes).

Considerando os pressupostos acima, a oficina visa debater acerca da diversidade humana e o pluralismo cultural que permeiam a escola. De caráter interdisciplinar devido a abrangência e a complexidade da temática tratada,  dialoga com vários campos do conhecimento; é entremeada de jogos de improvisação,  criação e representação de um roteiro; é dividida em três partes: contextualização (pensar), um olhar para o cotidiano (sentir) e criação de esquetes  com a temática Diversidade (agir).

Público:Para profissionais da área da educação. A oficina está estruturada também para alunos de Ensino Médio.

==========

 

 Oficina:  Vida-Arte-Teatro

Teatro e Expressão

Livro: Qual o Caminho? (E mais cinco peças) Teatro na Escola

Prof.:Maria Inez F. Pedroso

Sinopse: O teatro na escola possibilita conexões entre arte, conhecimento, cultura, coletividade, corporeidade, alfabetização artística na linguagem teatral e educação estética. A experiência artística, educativa, social e pessoal desempenha importante papel na formação cultural e humana do aluno. A presente oficina visa possibilitar, em um clima de diversão e integração, noções básicas do fazer teatral: imaginação, observação do universo circundante, improvisação, criação, presença em cena, desenvolvimento de produção coletiva, criação de esquetes, socialização (crítica e autocrítica).

Público: pode ser desenvolvida com  pais, professores ou alunos (a partir da 7ª série e Ensino Médio).

==========

 Vamos distribuir as estrelas  de Miró?

Livro: Miró Estrelas

Prof.:Maria Inez F. Pedroso

Público: considerando que a temática do livro trata de valores necessários em qualquer faixa de idade, a oficina pode ser realizada a pais, professores, crianças e adolescentes.                        

Sinopse:

Sonhar impulsiona a vida. A persistência, irmã do sonho, gosta de vê-lo em ação.

E o amor?

É ele quem  fortalece aqueles que sonham com um mundo melhor e,  por terem tal sonho, distribuem estrelas ..

.Vamos distribuir  as estrelas de Miró?

==========

 

 As Cores das palavras – Leitura Cênica da obra de Mário Quintana

Sinopse:

A oficina focaliza a vida e obra de Mário Quintana. Com dinâmica interativa e leitura cênica (teatral), oportuniza a sensibilização e a fruição por meio do encontro entre os participantes e fragmentos da obra do poeta.

Faixa etária:

Não se destina a um público específico, pode ser desenvolvida com professores, estudante bibliorecários, comunidade e demais interessados.

No máximo 25 pessoas por oficina.

---------------------------

  PALESTRA/ANIMAÇÃO CULTURAL    -   TEMA: DIVERSIDADE – Cultura Afro

TÍTULO: Somos Todos Um Só

SINOPSE:

            Ser diferente não é apenas normal, pode ser mui­to bom, desde que essa diferença não signifique supremacia de um sobre o outro, e sim a humanamente enriquecedora diversidade. O que é diversidade? Somos diferentes uns dos outros, no entanto somos um só, pois pertencemos à raça humana. Valorizamos e respeitamos as diferenças? Conhecemos a beleza da cultura afro?

         Público: adapta-se ao público desejado pelos organizadores do evento.


 


Site elaborado pela wwsites - sites para escritores